O Pote de Glicínias

Este pote é uma obra de Nonomura Ninsei, ceramista que, tendo ido para Kyoto no início da Era Edo, tornou-se o pai da cerâmica "Kyôyaki". Ninsei era considerado um mestre de torno e, de fato, a riqueza da forma do pote é inigualável, assim como também a exuberância de seus desenhos, que mostram as glicínias em pleno florir, balançando-se ao vento num belo colorido. É realmente uma obra-prima representativa desse artista.

No final de 1954, assim que soube da possibilidade de adquirir o pote, Meishu Sama imediatamente firmou o propósito de comprá-lo. Entretanto, por tratar-se de uma obra-prima e estar indicado para receber a qualificação de Tesouro Nacional, o preço não baixava de uma quantia que a igreja não possuia em mãos. Diante disso, Meishu Sama decidiu abrir mão do Solar da Montanha Preciosa, em Tamagawa, propriedade que estava em litígio fazia tempo. Solucionou a questão amigavelmente e decidiu aplicar a quantia obtida, na compra do pote.

E, miraculosamente adiantado para a tarde do dia 7 de fevereiro de 1955, 3 dias antes do Seu Goshoten (passagem para o Mundo Divino), Meishu Sama teve a maior alegria de Sua vida: chegou-lhe às mãos este pote que havia muitos anos Ele desejava possuir. Nessa noite, quando foi dormir, colocou-o junto à Sua cabeceira.

Se você for ao Japão, não perca a oportunidade de vêr esta relíquia que é eventualmente exposta no museu de Atami.

vasoglicinias.JPG (22066 bytes)
Pote de Glicínias
Tesouro Nacional do Japão

                                         WB01343_.gif (599 bytes)                                                                                                    www.meishusama.org