A Arte Kyoyaki
(Nonomura Ninsei / Era Edo 1615-1867)
 
A peça acima é parte de um jogo de duas. Esta, apresenta as cores preto, vermelho e ouro. A segunda, também em preto e vermelho, mas, ao invés do ouro temos o prata. Esse jogo, utilizado na típica e tradicional Cerimônia do Chá, e considerado como marco máximo na Arte do Kyoyaki, foi criado pelo artista Nonomura Ninsei, que enquanto vivo não gozou de sucesso, embora fosse mestre na arte do Kyoyaki.
O Kyoyaki é a denominação de uma escola de cerâmica típica que se originou na cidade de Kyoto, onde, por quase mil anos, se localizou a capital do Japão. Ninsei se dedicava ao Kyoyaki com empenho e esmero. Seu trabalho atingiu tamanho grau de perfeição que apesar de passados mais de dois séculos, ele continua sendo o maior expoente do gênero.
Embora a peça exposta seja grande, ela é muito leve, pois o tipo de terra usada nessa obra de Arte torna-se leve depois de assada no forno.
Meishu Sama, que apresentava uma aguçada sensibilidade artística, gostava muito do trabalho de Ninsei e adquiriu muitas obras do artista para fazerem parte do Museu de Artes de Hakone.
Ninsei é autor da obra "Pote de Glicínias" (Tesouro Nacional do Japão), bastante conhecido por nós.
 
Quando você for ao Japão, não esqueça de admirar essa peça.

 

                                         WB01343_.gif (599 bytes)                                                                                                    www.meishusama.org