Jarro Kodan-kan-Yo Seiji Tsubo
(Kodankan- Gama)
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O jarro de cerâmica azul (ou verde-resedá)
do Kodankan-Gama, de autor ignorado, é da Era Mansô-China (1127-1279).
Até então, somente os nobres se dedicavam às Artes e a qualquer
tipo de cultura. Na época Mansô, grandes proprietários de terras e
comerciantes passaram a se interessar por esses assuntos. As cidades
apresentaram grande desenvolvimento e o povo passou a se divertir,
levando uma vida mais livre. As Artes tiveram grande impulso nessa época.
O termo Kodankan-Gama tem o seguinte significado: Kodan é o nome de uma localidade e Gama significa forno. Kodankan-Gama é um forno para cerâmica, existente em Kodan, que pertence ao Governo local. Em todos os lugares onde há terra própria para cerâmica, constrói-se um forno. As características de cada terreno diferem uma das outras. Assim, ao ser enunciado o nome do local de onde se extraiu a terra, é possível imaginar o tipo de cerâmica, da pintura de que é feita, enfim, é possível imaginar-se o tipo de Obra. A terra onde se encontra o forno de Kodan (Kodankan-Gama), contém bastante ferro. Por isso, as obras aquecidas nele apresentam muitas fissuras. Por volta de 1650 (Era Shin), o Imperador Kenzu construiu um enorme jardim particular onde se encontravam várias casas. Nessas casas, o Imperador guardava tesouros, principalmente antiguidades chinesas. Esse jardim foi destruído por militares em 1857 durante a guerra da China com a Inglaterra e França. Esse jarro foi encontrado soterrado, por um agricultor, 85 anos depois em misterioso estado de conservação. Fujio Koyama, crítico de Arte, considera esta Obra como a melhor de todas as Obras do Kodankan-Gama. A existência desse valiosíssimo e raro exemplar de jarro azul místico (36,5 x 39,8) é motivo de orgulho para artistas do mundo inteiro.
Quando você for ao
japão, não deixe de apreciar a beleza dessa belíssima herança
cultural.
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