"Biombo de Ameixeiras com Flores Vermelhas e Brancas"
(Kohakubaizu-Byobu)
 
Korin Ogata (1658-1716) é um dos mais famosos pintores da História do Japão. Os estudiosos afirmam que este biombo é a sua Obra-Prima Máxima. O artista retrata a primavera que chega, derretendo o gelo que escorre em mansos fios d´água, fazendo brotar as flores que reavivam as ameixeiras, enquanto o sol brilha com maior intensidade e aquece com mais calor. Na beleza do contraste entre o branco e o vermelho das flores, como no detalhamento da realidade formal das ameixeiras em oposição às ondas figuradas no riacho, Korin projeta sua vibração artística que valoriza com a utilização de materiais nobres como ouro e prata. Filho de uma era de decadência - Período Edo (1688-1703) - Korin buscou através de sua Arte, reavivar o senso de valor da Cultura para o povo de sua época.
Mokiti Okada, compunha com este magnífico Biombo, a sala onde redigia os seus artigos, fato histórico que valoriza ainda mais esta Obra-Prima, hoje propriedade do Museu de Artes - MOA.
Esta Obra, após o falecimento do Mestre Mokiti Okada, foi tombada pelo Governo Japonês como peça inegociável do patrimônio daquele País (Tesouro Nacional japonês).
Esta obra é ainda mais valorizada perante os artistas pois é considerada tesouro do estilo "rim-pa" baseada no método tradicional "Yamato-E".
O Biombo tem duas seções, tendo 156 cm de altura por 175 cm de largura.
 
Quando você for ao Japão, não esqueça de admirar esta raridade!

                                         WB01343_.gif (599 bytes)                                                                                                    www.meishusama.org