Introdução do Revº Minoru Nakahashi para "A Criação da Civilização", no início da tradução, finais dos anos 80:

Você é uma das primeiras pessoas no mundo a ter o privilégio de lêr esta obra, ainda inédita até mesmo no Japão, onde Meishu Sama a escreveu na década de 40. Naqueles anos, a humanidade ainda depositava uma fé cega na ciêcia médica ocidental. Por isso mesmo, certamente, os responsáveis pela igreja no Japão, após a morte do Mestre, decidiram obstar a sua circulação, temerosos de que os revolucionários conceitos nela emitidos não encontrassem eco. Mas agora que a eficácia da ciêcia médica vem sendo questionada por pesquisadores e mesmo por alguns dos médicos mais conscienciosos, julgamos ter chegado a hora de começar a difundi-la entre os membros e frequentadores do Templo (nota: o revº Nakahashi se refere aqui a sua igreja - "Templo Luz do Oriente").

Este volume é apenas a primeira parte do livro "ACriação da Civilização". Há mais duas - uma sobre medicina divina e outra sobre religião - que ainda nem começaram a ser traduzidas, dadas as enormes dificuldades da tarefa. Talvez seja temerário dar a público apenas parte de uma obra tão complexa e revolucionária como esta, que requer o texto integral para ser plenamente compreendida. Não obstante, acreditamos que este volume introdutório será de grande valia para o estudioso, pois contém boa parte dos fundamentos da doutrina messiânica.

"A Criação da Civilização" foi o único livro que Meishu Sama fez questão de escrever de próprio punho. Todos os seus demais ensinamentos, redigidos sob forma de artigos destinados à publicação no jornal e na revista da igreja, foram ele ditados aos seus auxiliares. Para nós, que vivenciamos diariamente os prodigiosos efeitos do Johrei, também na cura de doentes desenganados ou considerados irrecuperáveis pela medicina, " A Criação da Civilização" é verdadeiramente a Bíblia messiânica. Pois de modo mais completo do que em qualquer outro dos escritos do mestre, aqui está exposta a essência da revelação que ele recebeu de Deus em 15 de junho de 1931, juntamente com a revelação do Johrei.

Meishu Sama afirmava que depois que este livro fosse divulgado no mundo inteiro, teria início o Juízo final, isto é, as grandes tribulações que marcarão o período de transição da Era da Noite para a Era do Dia, quando será estabelecido na terra o mundo de Miroku; um mundo de verdade, virtude e beleza, isento de doenças, pobreza e conflitos. Em outras palavras, o reino dos céus na terra, o paraíso terrestre profetizado pelas Sagradas Escrituras. Mas esse mundo paradisíaco só, poderá concretizar-se após uma total revolução na medicina. Este é o ponto-chave da doutrina.

No curso dos séculos, todos os iluminados e grandes mestres religiosos tiveram o poder de curar doentes. No nosso Templo, até o menor dos adeptos é capaz de efetuar curar milagrosas mediante a simples canalização do Johrei, isto é, a Luz Divina. A verdadeira medicina é aquela que procede de Deus, pois não há melhor médico do que Ele. Sendo Deus o Criador do Homem, somente Ele conhece os mistérios do corpo e da psique humana. Esses mistérios fazem parte da Revelação que Meishu Sama recebeu para esta Era e estão expostos nesta obra em linguagem lógica e racional, para que possam ser compreendidos pelo homem contemporâneo.


As dificuldades encontradas na tradução deste livro - ainda inédito até mesmo no Japão - nos levaram à decisão de publicá-lo por etapas. Assim, após a publicação do primeiro volume, basicamente introdutório, apresentamos aqui os 13 capítulos iniciais do segundo volume; esta parte, constituída de 33 capítulos, é inteiramente dedicada à medicina.

Convém lembrar que esta obra foi escrita na década de 1940, quando a tuberculose era a moléstia que ceifava o maior numero de vidas no mundo inteiro, razão porque Meishu Sama dedicou vários capítulos ao problema. Decidimos, porém, não alterar nem atualizar o texto, porque embora alguns dos exemplos por ele citados possam parecer ultrapassados, a base de seus ensinamentos revela-se cada vez mais atual e profética. Com a descoberta dos antibióticos e outras drogas, a tuberculose foi aparentemente controlada e muitos suspiraram aliviados. Meishu Sama, porém, afirmava que os remédios apenas cortam os sintomas e que em lugar de curar, produzem outras doenças mais graves. Os fatos aí estão para comprová-lo. Ontem era a tuberculose, a sífilis etc. Hoje são as várias formas de câncer, os problemas circulatórios, a esclerose etc., que outrora só atingiam as pessoas idosas e atualmente fulminam até mesmo os mais jovens.

As próprias autoridades sanitárias já começam a alertar a população contra o uso indiscriminado de medicamentos. E à medida que nos aproximamos da Nova Era, muitos médicos, percebendo o perigo representado pelos medicamentos, recorrem à medicina preventiva. Outros, questionando os médicos terapêuticos até agora empregados, partem em busca de novos caminhos. Estes poderão encontrar o que buscam no Johrei. Esperamos que os de espírito mais aberto, compreendendo que o homem não pode ser encarado simplesmente como matéria, se dispam dos preconceitos com que a ciência, até agora, tem encarado os fenômenos para os quais não encontra explicação racional e se disponham a estudar com seriedade os miraculosos efeitos produzidos pelo Johrei na cura de doenças físicas e mentais.

           WB01343_.gif (599 bytes) voltar                                                                                            Rev. Minoru Nakahashi